Savaki: Sega Saturn


Savaki é um jogo de luta para o Saturn que para mim deixa a desejar por ser muito sem sal. O gameplay dele é muito bom e bem consistente. Os movimentos de cada arte marcial que cada lutador representa também ficou legal mas… o que não ficou legal foi o resto. Cadê as cores e variações do jogo? Cadê a personalidade dos lutadores? Cadê os vários stages e seus desenhos? Por que os lutadores são anônimos na tela de luta? Não sei.

A começar pela escolha de não nomear os lutadores, apenas associá-los a uma arte marcial que o mesmo defende. Isso é estranho. Ok, na tela de seleção de personagens aparecem nomes em japonês, que eu não sei se são os nomes das artes em japonês ou se são, de fato, o nome deles. Mas isso não faz a menor diferença porque na tela de combate só aparece mesmo o nome das artes, em inglês, portanto o jogo ainda fica sem sal e de certa forma anônimo. Temos do Karatê, passando pelo boxe até mesmo o Jeet Kune Do do Bruce Lee foi lembrado mas mesmo assim o jogo é estranho.

Só para se ter uma ideia é difícil identificar as personagens masculinas das femininas quando o corpo do lutador (a) é mais esbelto e fino. De repente no meio da luta você percebe que seu adversário está usando um acessório para segurar os peitos, só daí cai a ficha que meu oponente é uma mulher. Essa despersonificação do jogo foi um de seus erros na minha opinião.

A parte sonora é muito bem feita, misturando elementos orientais com muita guitarra. Aliás em várias músicas dá para sentir alguns arranjos e notas que lembram bastante a banda Roxette. Acho que tinha algum fã da banda no time de músicos do jogo.

É estranho mas todas as lutas ocorrem dentro de um único lugar. Um tipo de “octógono” circular fechado e com torcida do lado exterior. Eu não cheguei até o final do game e portanto não posso afirmar que o jogo de ponta a ponta é assim, mas seu “recheio” com certeza é. Isso deixa o jogo monótono, pois sabemos que a próxima luta será contra alguém que além de não possuir nome, será exatamente no mesmo lugar… pelo menos a música salva um pouco.









Usamos 5 botões. A B C X Y, sendo que o “A” é para efetuar o tal do Savaki, que é uma forma de defesa ou interceptação do golpe adversário. A mecânica das lutas está nesta habilidade da gente neutralizar as investidas e poder reagir com sequências de socos e chutes.

A impressão que fica é que Savaki é um excelente jogo Beta que está 70% pronto, só falta o acabamento final com a introdução de cores, textos, e outros acessórios que dão vida a todo jogo de luta. Mas pegar o jogo assim, em pleno 1998, com 4 anos de estrada do Saturn no mercado! Ah! Eu não gostei,

Mesmo tendo um gameplay muito bom, o jogo parece ter ficado mais como um mero simulador de combates do que um jogo com alguma história, com algum propósito definido. Savaki é jogo mediano mas com belos gráficos poligonais. Um belo prédio sem acabamento.


Comentários

  1. Poderiam ter desenvolvido melhor os personagens mesmo para algo mais realista e ampliado o número de cenários. Pelo menos não deve cair no conceito extrapolado otaku de jogos como Tekken. Os personagens hoje são surreais demais, não lembra gente mal encarada brigando na rua, seja homem ou mulher, todos parecem ter saído de uma banda teenager.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo decepciona por ser leve em conteúdo mas eu gostei do estilo. Tekken eu gosto, mesmo com essas coisas excêntricas dele kkkkkkk
      Essa coisa de banda teen está em tudo. Eu sofro hoje em dia para achar calça jeans corte reto. Só tem coisa rasgada ou calça apertada tipo sertanejo kkkkkkk
      Valeu Doc!

      Excluir
  2. Rapaz, que jogo feio da pêga! kkkkkkk
    Sobre os nomes, a explicação é simples: lembra na época do Street Fighter 2 que ninguém chamava ninguém pelo nome? Era o karateka, o karateka vermelho, a menina, a menina da garra (!), o boxeador, o guardinha (!!!) e por aí vai... então pq perder tempo nomeando os caras?
    Agora não dar pra reconhecer mulher foi tenso, esse jogo aí faltou artista gráfico, pô! hahahahhaha
    Muito bom o texto! Mãããs esse jogo não entra na minha lista pra conhecer não! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só reconheci a mina por causa do sutien preto! kkkkkk Ele até que tem nomes na seleção, mas isso não entra in game, putz ficou estranho! Eu acho que pelo fato do jogo ser mais maduro, não ter saído no início mas no final da vida do saturn, ele deveria ter melhor acabamento. Talvez apareça algum fã do jogo aqui e me esculhambe nos comentários, sem problemas, mas eu sinceramente não gostei dele olhando o todo.
      Abração Cadu!

      Excluir
  3. Savaki cara...
    Long time no see!
    Tive a oportunidade de jogar Savaki na época em que o Saturn ainda era um console "ativo" no mundo do entretenimento eletrônico.
    Jamais imaginei que veria algo relacionado a esse game novamente.
    É o tipo de jogo que você "se esquece que conheceu".

    Como o usual, bom texto!
    É sempre um prazer passar por aqui.
    As visitas ficarão frequentes, agora que estabilizei minha situação de conectividade aqui em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem jogos que simplesmente não marcam a gente, nem positiva, nem negativamente... são neutros. ^_^ Eu até gostei dele, mas ficou faltando o resto, o recheio!

      Obrigado pela visita Eduardo, abração!

      Excluir

Postar um comentário

Por enquanto todos os comentários serão moderados. Em breve o blog voltará ao normal.