Dicas Para Emular o Sega Saturn: SSF e o Yabause


Observações:

Isso aqui não é um tutorial, mas nem de longe eu encaro este texto como um guia ou tutorial. Eu apenas quero colocar algumas dicas que funcionaram comigo e pode, talvez, funcionar com o amigo leitor também, na tarefa ingrata de emular um console maravilhoso porém muito chato na emulação se comparado a todos os sistemas antigos de videogame.

Eu não me responsabilizo por danos morais, materiais, físicos, financeiros, amorosos ou psicológicos que por ventura o usuário possa ter durante esta experiência. Se você for menor de 18 anos, peça a ajuda de um responsável de maior que lhe auxilie.

A minha experiência é com o Windows 8 64 Bit, portanto neste sistema as chances das minhas dicas funcionarem é bem maior se o leitor também tiver neste sistema. Mas no geral, em tese, tudo que eu fizer aqui deveria funcionar bem em qualquer Windows.

Fim das observações.

Emular o Sega Saturn pela primeira vez é um inferno, principalmente para iniciantes na emulação. Ninguém está livre de passar horas tentando fazer rodar bem um jogo, desde o cara que aprendeu o termo “emulador” hoje no Google, até o programador hacker super foda que estuda no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e resolvia problemas de Estatística Inferencial com 7 anos de idade.

Eu sou um curioso que sofreu bastante e hoje roda bem qualquer jogo, não testei todos, mas dos que eu testei eu consegui rodar.

Mas o problema de transferir a minha experiência para terceiros, para você amigo leitor, é que a emulação depende muito mais do sistema em que está rodando do que do software em si, isto é, depende muito da configuração da sua máquina e não apenas de exemplos genéricos que servem para toda situação. Mesmo assim, é fato que algumas dicas podem ajudar e com certeza funcionam, portanto vamos a elas.





1 Só Existem Dois Caminhos: SSF ou Yabause


Eu testei vários emuladores e só estes dois funcionaram de fato. Esqueça o resto e tente eles. Até mesmo o maravilhoso Retroarch, que usa um “core” do Yabause dentro dele, não roda bem comigo, o jogo em geral fica lento e com engasgos no áudio.

Mas para todos os outros consoles eu indico o Retroarch.


2 Seu Windows precisa ter o Direct X atualizado.


Direct X é uma sacola cheia de arquivos que abastece seu PC e nutri os emuladores quando eles precisam destes arquivos. Quantas vezes você deu um duplo click no Emulador.exe e uma caixa marota do Windows aparece com a frase:

“Não foi possível executar! Arquivo “docaralho.DLL” não foi encontrado”

Para evitar isso, basta ir no site oficial da Microsoft e buscar pelo Direct X compatível com seu sistema e instalar.

3 Evolução Não É Ficar Melhor, É Ficar Diferente


Eu uso o SSF ver 0.12 Beta R3. Já existe o Beta R4 e talvez até exista um posterior, não pesquisei. Mas na minha experiência o R3 funciona melhor que o R4. Por quê? Eu não sei!

Evoluir significa modificar-se para se adaptar ao meio. Portanto um sapo evoluído de um brejo, todo dominante, pode ser uma presa fácil se colocado em outro brejo distante. Mas o termo foi completamente deformado pelo Marketing e pela mídia em geral e nós usamos essa palavra com o significado de “ficar melhor”. Acredite, nem toda atualização é boa, nem todo software recente é melhor que seu antecessor. Alguém prefere o Windows Vista ao Windows 7? Pois é.

Em computação muitas vezes o velhinho é melhor que o novo. Um navegador deve SEMPRE ter a última atualização da empresa por questões de segurança e não de desempenho. Você pode notar que melhorias efetivas de desempenho são bem mais lentas.

4 Frescuras do SSF


Montar a Mídia

O SSF é bom mas precisa que o jogo seja “montado” como uma mídia de CD. Quando você baixa o jogo quase sempre vem 2 arquivos. Um é o .CUE (eu disse cue, olha lá!), e o outro é o .BIN. O CUE é um texto que indica como o jogo deve ser rodado e o BIN é o jogo em si.

Para fazer essa “montagem” eu uso um programa gratuito chamado Daemon Tools Lite. Basta instalá-lo que a partir disso todo arquivo .CUE está apto a ser “montado”. Instale o programa, depois de instalado dê um duplo click no arquivo .CUE do seu jogo que logo em seguida no Windows Explorer você vai perceber uma nova unidade aparecer com alguma letra associada, as vezes é “I:” ou “D:”… etc. Pronto, o jogo foi montado.



Não deu certo! O Daemon Não Consegue Ler o .CUE!!!
Se por algum motivo o .CUE travar ou não ler, isso significa que é preciso mexer nele. E isto é muito fácil!

Para que o .CUE funcione direitinho é preciso que dentro dele o NOME DO ARQUIVO DO JOGO esteja escrito EXATAMENTE IGUAL está no arquivo .BIN

Exemplo

Arquivo .bin

Virtua Racing.bin

Arquivo .CUE

Virtua Racing.CUE

Dentro dele...

FILE "Virtua Racing.bin" BINARY




Veja bem. O nome do .CUE é uma coisa, eu estou falando do nome que está DENTRO DO ARQUIVO .CUE, que é outra coisa! Para acessar o arquivo e mudar o nome para que fique EXATAMENTE igual ao nome do arquivo .BIN eu uso o BLOCO DE NOTAS clicando com o lado direito do mouse em “abrir com”. Daí é só alterar o nome que fica entre as aspas.

Depois de editado basta salvar o arquivo, não mude a extensão pelo amor de Deus, e pronto! Seu arquivo .CUE está internamente arrumado.

O que acontece é que muitas vezes o arquivo .BIN está todo em maiúscula ou minúscula e dentro do .CUE está diferente, basta um caractere errado e nada funciona e a imagem não consegue “montar”.

Configurando o Básico

Antes de mais nada, SEMPRE que for concluir qualquer coisa no emulador JAMAIS, NUNCA!, feche ele pelo “X” da janela do Windows. Sempre use o caminho “File” >>>> “Exit”, pelos menus. Se o emulador for fechado direto pela janela, as configurações não são salvas! Eu sei… eu disse que ele é chato.

Crie uma pasta “bios” e dentro dela jogue os 4 arquivos de bios. Um deles é um arquivo zipado chamado “stvbios.zip”, não deszipe isso, deixe assim mesmo. Lá nos “options” do emulador sete o caminho da bios americana e logo abaixo sete o caminho do “STV”, zipado mesmo, pronto.







Em “screen” ative o “billinear filtering” e em “Program 3” ative o “Sh2 cache”

É preciso que sempre que for jogar você altere o local do CD Drive para se ajustar a unidade que você montou o arquivo. No caso do Daemon ele vai aparecer no emulador como “DiscSoftVirtual”, basta selecionar ele e pronto. Se tiver cópias, selecione sempre o último. Se tiver muitas cópias pode ser que o emulador de mensagem de erro, aí basta abrir o Daemon Tools e fechar todas as unidades abertas e tentar remontar o jogo pelo .CUE que dá certo! É que as vezes o Daemon fica lotado de imagens abertas…

Se o jogo for japonês é preciso selecionar a região Japão, se Americano ou Europeu fazer o mesmo com essas regiões! Todo jogo deve estar de acordo com sua região, e lembre-se, SEMPRE feche o emulador pelo menu, SEMPRE!

Considerações finais
No geral é isso:

1 Monte a imagem
2 Abra o emulador e sete a região e o local do CD Drive
3 Feche o emulador pelo menu e reabra o emulador, ele deve reconhecer o jogo

Alguns jogos como Pocket Fighter precisa ativar o VSYNC em fulscreen para funcionar, ou em Dead Or Alive, precisamos fazer o contrário… desativar o VSYNC para funcionar. Com o tempo a gente pega as manhas de cada jogo, mas no geral basta uma configuração inicial básica e a maioria roda sem problemas.

Eu prefiro o SSF para jogos em 2D enquanto o Yabause eu uso mais para jogos em 3D.

Fullscreen: alt enter
Screenshot: F8 a imagem fica na pasta “Snapshot” do emulador.


5 Frescuras do Yabause


A grande vantagem do Yabause sobre o SSF é que ele roda vários jogos sem precisar “montar” a imagem. Basta ir em “Iso”, selecionar o arquivo .CUE e abrir como se fosse um jogo de Mega Drive ou Nintendo, simples assim!

Outra vantagem é que ele seleciona automaticamente a região do jogo e não é preciso fazer isso manualmente.

Mas alguns jogos não rodam assim, daí é preciso partir para o plano B. O Plano B é montar a imagem clicando 2X no .CUE do jogo, e ir em “Arquivo” “Abrir CD ROM” e depois selecionar a letra da unidade onde o jogo está “montado”. Se for um jogo japonês vale a pena também setar manualmente a região, caso o game insista em não rodar.

Eu acho o Yabause mais fácil e com uma imagem ligeiramente superior ao SSF, mas por outro lado o SSF parece ser mais completo na compatibilidade e roda mais liso jogos mais complicados. Tudo depende do jogo, como eu disse antes, o Yabause roda melhor no 3D e o SSF no 2D. Mas isso é apenas uma leve impressão minha, talvez seja apenas um singelo achismo. O leitor é que deve testar e provar cada caso.

Importante!

Para um melhor desempenho ative o limitador de FPS.
Alterar o Driver de Vídeo para “OpenGL” pode ajudar em alguns jogos, mas em outros pode quebrar os polígonos fazendo lutadores perderem o cabelo, por exemplo.
Na aba “Cartucho/Memória” eu uso “Ram de Backup de 32Mbits”

Considerações Finais

Pode parecer que o Yabause é bem mais fácil e superior ao SSF. Não se engane. É sempre bom ter os dois por perto, se um jogo não der certo no primeiro, temos uma segunda opção para testar. E é aquela coisa, cada computador tem “vida própria” e eu não sei se o que funciona bem comigo vai dar certinho com você e vice-versa.

Toda vez que você acionar o SSF sem que haja um jogo montado, ele deve rodar a intro da Bios do sistema com a logo do console e logo em seguida aparecer o menu de ações e a frase “Drive Empty”. Mas as vezes acontece um bug, nós iniciamos o SSF e ele fica mudo, sem rodar a bios, ele simplesmente não reage. Por quê? Eu não faço a menor ideia!!!

O que eu faço é reiniciar o computador, isso quase sempre dá certo!

Fica por aqui as minhas dicas e espero que este texto ajude alguém. Grande abraço a todos!

Comentários

  1. Valeu por esse informe. O Saturn é extremamente enjoado pra emular. O SSF infelizmente é o mais efetivo, mas qualquer coisa ele pode degringolar, quando não ficava de manha pra iniciar. Esse emulador é uma caixa de surpresas, mas pelo menos agora eu não tenho sofrido grandes problemas com ele. As vezes precisa deletar o arquivo de inicialização ou então nem vai abrir. No mais, as pessoas tão marcando bobeira em não conhecer esse sistema esquecido por deus e o diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente um cara conseguiu rodar isos diretamente pelo console, isto é,desbloqueraram o Saturn. Sei lá talvez isso ajude a melhorar a emulação.
      Abração Doc!

      Excluir
    2. Você diz rodar jogos armazenados num disco sem precisar gravar os cds? Eu soube de um lance assim.

      Excluir
    3. Exatamente como a gente faz com o PSP por exemplo. Sei lá, talvez isso possa ajudar a emulação.

      Excluir
  2. Fala Ulisses, beleza! Valeu pelas dicas! depois de MUITA, mas MUITA luta eu consegui rodar um Shinobi X de Saturn no Yabuse que tanto queria ajogar. Game que sempre quis jogar e nunca consegui! Só não consigo colocar uns filtros para melhorar a imagem dos jogos e nem se é possível fazer isso. Como eu ligo o PC na TV para jogar, esses filtros ajudam um pouco (eu não sou retrogamer radical que gosta de jogar igual ao original).

    Agora meu desafio é o emulado de Dreamcast, eu consegui rodar Saturn, mas não consigo rodar Sonic Adventure nos emuladores de Dream. Sonic sempre fica com um bugs gráficos, mas acho que isso é devido a configuração básica da minha máquina.

    Mas de qualquer forma, valeu penas dicas cara.
    Grande Abraço.
    Ivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ivo. Filtros eu desisti, nem sei se tem pro Saturn. O que melhora foi o que eu disse no texto, por exemplo ativar o bilinear filter etc.
      No caso do Dreamcast eu nem tento porque meu notebook não é forte o suficiente para ele e muito menos PS2. Mas no futuro, quem sabe eu tento eles também!
      Valeu Ivo!

      Excluir
  3. Queria um post assim alguns anos atrás quando fui tentar emular o guardian heroes e morri na praia :p

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive uma dificuldade crônica para configurar o SSF. Foi uma felicidade extrema quando consegui rodar Radiant Silvergun... Salvei a página, vai ser útil para consultas futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lucas!
      Rapaz o Saturn é foda. E o N64 também dá uns probleminhas as vezes.
      Abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

50 Jogos de Atari Que Mais Gosto de Jogar

MeMe Gamer: O Que Você Jogou Em 2016?